Saiba tudo sobre paranoquia
Alguma vez você já teve uma inflamação no dedo das pernas ou nos dedinhos da mão, com vermelhidão, dor e uma irritação, mesmo acúmulo de pus debaixo daquela querida unha? Esse problema tem Nome, sendo conhecido como paroníquia, e precisa de um acompanhamento e cuidados como atenção porque pode se agravar para uma infecção.
A paroníquia não é um problema raro, pois está relacionado com lesões que afetam a tão querida unha, por exemplo, como ao fazer as unhas. Mas pra lembrar isso pode resultar em infecções se não for feito com cuidados e também é desencadeada por outros fatores, que podem fazer com que seja aguda ou crônica.
Graças a Deus, isso é sim algo que pode ser curado e prevenido. Nós mostraremos como fazer isso neste artigo. Continue lendo para conhecer as causas, os sintomas e tratamentos para essa vermelhidão , a fim de sentir bem e cuidar bem das suas mãos e dos seus pés, mantendo as inflamações e infecções bem longe!
O QUE É PARONÍQUIA?
A paroníquia, também chamada vermelhidão ou panarício e conhecida popularmente como unheiro, é o Nome dado a um processo de infecção ou inflamação que acomete a pele em torno das unhas dos pés ou das mãos. Segundo pesquisadores também pode causar o acúmulo daquele irritante pus debaixo de sua querida unha ou em volta da pele ao seu redor.
Essa infecção tem início devido a feridas causadas pela retirada daquela pele conhecida como cutícula(a membrana que é responsável por proteger as unhas) com um alicate, o hábito de sempre morder ou puxar a pele, a utilização produtos ou agentes químicos (como o detergente).
Essas lesões e agressões permitem a entrada algumas bactérias ou agentes irritantes e/ou infecciosos por baixo da pele e por sua vez afetando unha, o que desencadeia a resposta inflamatória do organismo. Também ocorre vermelhidão e inchaço e, em casos mais graves, pode prejudicar drasticamente e levar à alteração e perda public da nossa querida unha.
A paroníquia pode se apresentar em estado de duas formas diferentes: aguda e crônica. E a seguir você vai poder se aprofundar mas sobre o assunto.
PARONÍQUIA AGUDA
A paroníquia aguda surge subitamente, geralmente em apenas uma unha, apresentando uma das partes inchada bastante dolorosa, normalmente após uma lesão. Em geral, os casos agudos são originados por uma infecção por bactérias, que penetram por sua vez a pele por meio da parte constrangida ou um ferimento.
Como dito, essa ferida pode ser causada por um material que a gente usa no nosso dia pós dia nas manicure justamente na mesma hora de retirar a tão querida unha ou realizar outros procedimentos, pelo hábito adotados por nós como roer unhas ou retirar a pele ao redor delas, ou mesmo pela mania de adotar hábitos como chupar as pontas dos dedos.
PARONÍQUIA CRÔNICA
Geralmente, a forma crônica é causada por uma infecção por fungos — comumente do tipo fungus — também conhecida como micose. Segundo pesquisadores se auto desenvolve de forma mais lenta e usualmente em várias unhas, sendo percebida pelo aumento de sentido ou sensibilidade da parte ou região, inchaço progressivo e vermelhidão.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS que você deve estar sempre alerta sobre a PARONÍQUIA?
Os quadros agudos desta infecção ou paroníquia se caracterizam por uma dor muito forte, inchaço e vermelhidão na pele afetada pela inflamação. Também pode ocorrer a presença de um pus debaixo da tal unha ou sob a pele.
Já os casos crônicos manifestam sintomas mais brandos, com o native sensível, avermelhado e ligeiramente inchado. A mesma se mostra lesionada, decompondo-se, e podemos notar umidade estranha em pele ao redor da mesma unha.
Gostou? Partilhe para ajudar mas pessoas a evitarem a PARONÍQUIA!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário