Como saber se as unhas estão saudáveis?
Sinais de unhas saudáveis:
▪️As placas das unhas são de uma cor branco-rosada;
▪️As cutículas existem (portanto, não as corte!):
▪️Unhas e pontas brancas têm comprimentos uniformes;
▪️Descascar ou rachar as unhas pode ser ressecamento ou o resultado de deficiência de vitaminas;
▪️Pequenas manchas brancas geralmente significam que você está roendo as unhas ou pintando-as com muita frequência;
▪️Ranhuras horizontais podem ser de estresse, febre alta ou encravamento do dedo;
A pele vermelha e inchada ao redor das unhas pode ser causada pela remoção ou mordida das cutículas
Unhas em forma de colher podem ser um sinal de deficiência de ferro ou anemia
Se você está preocupado com a saúde das unhas, é importante consultar um dermatologista. Como suas unhas são super visíveis, é mais fácil saber se surge um problema - o que significa que você pode tratá-lo cedo se receber ajuda, diz Dana Stern, MD, dermatologista e especialista em cuidados com as unhas em Nova York.
Agora, veja como ter unhas fortes e saudáveis:
1. Mantenha as mãos muito limpas.
Depois de lavar as mãos, certifique-se de que as unhas estejam completamente livres de sujeira, removendo primeiro todos os vestígios de esmalte com um removedor sem acetona, que não resseca as unhas. Aplique sabão em uma escova de dentes limpa e, em seguida, esfregue suavemente as unhas e a pele ao redor para remover a sujeira e esfoliar qualquer pele morta sem produtos químicos secos e agressivos, aconselha Ava Shamban, MD, dermatologista em Los Angeles e autora de Heal Your Skin.
2. Seja gentil com suas unhas
Suas unhas são delicadas, então trate-as dessa forma. Evite usar ferramentas de metal sob as unhas, pois cavar demais pode fazer com que a lâmina ungueal se separe da pele (uma condição chamada onicólise), comum em pessoas com mais de 50 anos, diz o Dr. Stern. Limpar com produtos químicos e lavar a louça à mão também pode enfraquecer as unhas. Proteja-os usando luvas de borracha, vinil, nitrilo ou plástico, diz a dermatologista de Nova York Janet Prystowsky, MD, Ph.D.
3. Corte as unhas regularmente
Aparas consistentes são tão importantes para as unhas quanto para o cabelo, diz o Dr. Prystowsky, e tornam as unhas menos propensas a rasgos e quebras. Portanto, tente cortá-las a cada duas semanas, ajustando a frequência conforme necessário, uma vez que você veja como suas unhas respondem.
4. Priorize a saúde das unhas sobre o comprimento
Unhas compridas são elegantes, mas se você é alguém que lutou com unhas encravadas ou quebra, Dr. Shamban recomenda que você mantenha suas unhas curtas – pelo menos por um período de tempo, enquanto você permite que elas cresçam mais fortes. Um estilo mais curto com bordas arredondadas parece elegante e tende a ser mais fácil de gerenciar, para que você não precise sujeitar suas unhas a um desgaste extra. Contanto que cada unha tenha uma forma uniforme e corresponda às nove vizinhas, você não perderá o comprimento adicional.
5. Tenha sempre uma lixa de unhas à mão
Se o seu trabalho ou rotina de exercícios expõe suas unhas a possíveis danos, o Dr. Prystowsky aconselha manter uma lixa de unha à mão para polimento no local de quaisquer arestas. Para um acabamento mais suave, trabalhe em uma direção com o grão da unha.
Em vez de um cartão de esmeril, que pode fazer com que as unhas descasquem e se prendam, experimente uma lixa de unha de vidro (também chamada de cristal).
6. Não se esqueça de cuidar também das suas ferramentas de unhas
Desinfetar suas ferramentas de unhas entre os usos é tão importante quanto limpar regularmente seus pincéis de maquiagem e pelo mesmo motivo: bactérias. Para manter as unhas livres de infecção, o Dr. Prystowsky aconselha lavar as ferramentas de metal com água e sabão e depois limpar com álcool. Não há razão para continuar usando uma ferramenta esfarrapada quando é tão fácil girar em uma nova por alguns dólares.
7. Deixe suas cutículas em paz.
A cutícula tem um propósito muito importante: sela a área na base da unha. Portanto, pense duas vezes antes de cortar ou remover a cutícula, pois isso pode quebrar esse selo de proteção, deixando você vulnerável a bactérias e à possibilidade de infecção (além de lágrimas dolorosas e inestéticas). Cuidar de suas cutículas também ajuda a minimizar essas temidas unhas, diz o Dr. Stern.
Se você precisar empurrar suas cutículas, Debbie Palmer, D.O., diretora médica da Dermatology Associates of New York em Harrison, NY, recomenda fazê-lo uma vez por semana após o banho (quando a pele está macia) usando um bastão de madeira de laranja. Termine massageando as cutículas e unhas com um óleo de cutículas ou tratamento. “Fortalecedores semelhantes a soro são absorvidos rapidamente e normalmente contêm hidratantes para reidratar unhas secas e quebradiças”, diz Danusia Wnek, química do GH Beauty Lab.
8. Proteja suas unhas com uma camada de base.
Ao pintar as unhas em casa, não pule a camada de base. Dr. Prystowsky ressalta que este passo protege as unhas de serem manchadas pelo esmalte e ajuda a cor a parecer mais saturada e opaca com apenas uma camada. Mesmo sem cor, “os vernizes fortalecedores deixam uma camada dura e brilhante nas unhas; reforçam as pontas, fazendo com que pareçam mais espessas; e podem proteger contra danos”, diz Wnek. E se você realmente quiser levar as coisas para o próximo nível, Dr. Shamban sugere adicionar uma camada de brilho transparente entre cada camada para adicionar brilho e proteção extra.
9. Leia os rótulos do seu polidor
Assim como com maquiagem e cuidados com a pele, nem todas as marcas de esmaltes são iguais, portanto, certifique-se de comprar ou usar um bom produto. A Dra. Debbie Palmer recomenda que você evite esmaltes que contenham produtos químicos tóxicos como dibutil ftalato, formaldeído e tolueno, pois essas toxinas podem contribuir para a fragilidade, rachaduras e rachaduras.
10. Use um top coat para evitar lascas de unhas
Não pense que você pode pular um top coat, também. Esta etapa é tão importante, pois o revestimento superior sela a cor do esmalte e adiciona um acabamento brilhante muito necessário aos seus dedos. O Dr. Prystowsky recomenda adicionar outra camada de top coat a cada três dias para diminuir as lascas, para que você aproveite ao máximo sua manicure.
11. Delicie-se com tratamentos de acrílico ou gel com moderação
Qualquer especialista em unhas com quem você conversar fará o possível para afastá-lo das manicures de acrílico ou gel – por mais duradouras e convenientes que sejam, porque são muito duras com a unha. Mas se você estiver interessado em obtê-los, existem algumas maneiras de minimizar os danos às suas mãos e unhas.
O principal problema com uma manicure em gel é a exposição à luz UV no dispositivo de secagem, que pode danificar a pele abaixo e ao redor da unha, levando a um risco aumentado de câncer. Prystowsky recomenda aplicar um protetor solar com FPS de 30 a 50 antes do procedimento para ajudar a bloquear os danos, ou você pode tentar luvas especiais que expõem apenas as próprias unhas, protegendo o resto das mãos do raios UV prejudiciais.
Há também um serviço profissional que o Laboratório de Beleza do Good Housekeeping Institute descobriu que não vai estragar suas unhas: o serviço de salão Shellac Luxe da CND, que ganhou um Good Housekeeping Beauty Award em 2019.
12. Dê um tempo às suas unhas
Guarde a nail art elaborada e aquelas cores ousadas com muito pigmento para o fim de semana, e durante o resto da semana, dê tempo para suas unhas descansarem e repararem com um brilho claro. Dr. Shamban alerta que passar de um esmalte forte para outro sem dar uma pausa nas unhas pode ressecá-las, torná-las amarelas e, com o tempo, até enfraquecer a estrutura da unha.
O que você achou dessas informações © deixe um comentário para eu estar respondendo vocês 😍
Sem comentários:
Enviar um comentário